Indice
Nós mamães sabemos que existem diversos exames que precisamos realizar durante todo o período da gestação. E um dos principais, que pode ser considerado até mesmo o exame mais importante da gestação, sem sombra de dúvidas é o ultrassom morfológico.
Esse exame que consegue identificar se existe algum problema no feto e diagnosticar precisamente qual seria ele, é realizado em dois períodos bastante específicos da gestação.
No artigo de hoje iremos sanar todas as dúvidas sobre o assunto, que é a realização do ultrassom morfológico. Além de informar os motivos que fazem deste exame o mais importante a ser realizado durante a gestação. Você está preparada mamãe? Então, vamos lá.
Conhecendo mais detalhes sobre esse importantíssimo exame
Esse exame é bastante simples de ser explicado. Ele nada mais é do que um ultrassom que consegue avaliar detalhadamente cada mínimo detalhe do pequeno que está se formando dentro do útero. Devemos ressaltar que esse exame é indolor, e que a maneira dele ser realizado é bastante simples. Então mamãe de primeira viagem, nada de pânico. Quando for realizar esse exame no primeiro trimestre da gestação, você conseguirá ver de perto como ele funciona e perceberá o quanto ele é tranquilo.
O ultrassom morfológico, possui uma tecnologia extremamente avançada que consegue analisar o tamanho e também os órgãos do pequeno. Assim, se existir algum problema de desenvolvimento, será diagnosticado precisamente. Além dessa possibilidade, esse exame também revela o sexo do bebê, idade gestacional e permite verificar os batimentos cardíacos do seu filho que está em formação.
O exame possui a sua devida importância por conta dos diagnósticos que ele pode trazer. Possibilitando assim ao seu obstetra, conseguir tratar e prevenir complicações futuras que podem colocar em risco você e seu filho durante a sua gravidez.
E ao pensar que esse exame pode até mesmo salvar a vida do nosso pequeno, conseguimos ver de perto o quão importante ele é, não é mesmo?
Quando esse ultrassom morfológico é realizado
Após conhecermos mais sobre esse exame chamado ultrassom morfológico e vermos também o quanto ele é útil para diagnosticar possíveis problemas e ajudar os profissionais obstetras a tratá-los, não poderíamos deixar de falar em quais períodos da gravidez que ele é realizado.
O primeiro ultrassom morfológico
Esse exame é realizado no primeiro e segundo trimestre, porém em cada uma dessas ocasiões, são analisados diferentes detalhes do pequeno em formação. No primeiro trimestre, o recomendado é realizar o ultrassom morfológico entre a décima primeira e a décima quarta semana gestacional.
O ultrassom morfológico neste momento, vai avaliar completamente o estado do bebê, desde o sexo até mesmo se existe alguma má formação. Durante a realização deste exame também é realizado o TN, ou melhor dizendo a translucência Nucal. Assim, o profissional pode identificar mais detalhes sobre a saúde da criança.
Segunda realização do exame
Já no segundo trimestre de gestação, esse exame geralmente é feito durante a vigésima e vigésima quarta semana gestacional. E desta vez, o ultrassom analisa a morfologia do feto para ver detalhadamente como está o sistema nervoso central em formação, além de também observar outros órgãos internos como coração, rins e como está a estrutura óssea do pequeno.
Quais são os diagnósticos que esse exame pode apontar?
Essa dúvida é bastante recorrente entre todas as mamães, sejam elas de primeira viagem ou até mesmo algumas mamães de segunda. Como conseguimos observar detalhadamente, esse exame faz uma análise completa sobre o pequenino que está se formando em nosso ventre.
Dito isso, podemos dizer que esse exame irá revelar muito sobre as características do pequeno, como por exemplo: bracinhos, pernas, mãos, pés, cérebro, cabeça, e até mesmo a boquinha.
Aqui você poderá observar se o pequeno puxou mais traços seus ou do papai. Brincadeiras à parte, esse exame também pode identificar sinais de síndrome de Down, malformações como hidrocefalia, alterações renais, problemas de coração e até mesmo espinha bífida.
Esses são apenas alguns dos diagnósticos, esse exame por conseguir avaliar tudo sobre o pequeno, pode trazer informações sobre quaisquer problemas clínicos que o feto possui.
Preparação para realizar esse ultrassom
Esse ultrassom, não necessita de nenhuma preparação prévia, mamãe. E isso se dá pela facilidade de execução deste exame.
Apenas lembre-se que o ultrassom é extremamente importante para você possuir uma gestação altamente informada e identificar precocemente qualquer diagnóstico do pequeno em formação. Então, não perca esse exame por nada, e se acontecer alguma emergência que possa fazer você perder a data de realização do mesmo, marque novamente o mais rápido possível.
Esperamos que você tenha gostado e tenha sanado todas suas dúvidas sobre o ultrassom morfológico. E se você quer ver mais artigos informativos que possam auxiliar você mamãe de primeira viagem a ter mais tranquilidade com relação a exames, não deixe de acessar o nosso site Auhe Baby. Te aguardo lá!