Indice
Muitas mulheres desconfiam que estão grávidas apenas quando a menstruação atrasa, não notando que o seu corpo demonstra muitos outros sinais que também podem indicar que ela está esperando um bebê. Se você está aqui, é porque está desconfiada que está grávida e quer conferir os principais sintomas de gravidez, não é mesmo?
Então saiba que veio ao lugar certo, pois aqui vamos falar sobre os 7 sintomas de gravidez iniciais para que você compare com o que anda sentindo, e possa ter a certeza de que está na hora de fazer um teste de gravidez.
No entanto, precisamos deixar claro que alguns dos sintomas podem variar de uma mulher para outra, então não necessariamente você irá apresentar todos eles. Pode ser que você tenha apenas alguns deles, como também pode ser que você tenha todos.
E ainda que você não apresente a maioria, fazer o teste de gravidez para ter a certeza, sempre é a melhor opção.
7 sintomas de gravidez iniciais para você ficar atenta
Antes de falarmos sobre os sintomas de gravidez iniciais, precisamos dizer que alguns deles podem nem ser notados por algumas mulheres no início, pois são bem sutis. Porém, caso você esteja bem atenta ao seu corpo, com certeza irá notar todas as mudanças, por mais sutis que elas possam ser inicialmente.
Menstruação atrasada
O primeiro, e mais comum dos sintomas de gravidez, com certeza é a menstruação atrasada, e é muito mais fácil de ser notado nas mulheres que possuem o ciclo menstrual regulado.
Este atraso acontece porque o organismo da mulher grávida começa a produzir o hormônio Beta HCG em alta quantidade, o que impede os ovários de liberar óvulos maduros, além do fato de que a mulher não menstrua durante o período gestacional para que o feto possa se desenvolver dentro do seu útero.
Geralmente, este sintoma já aparece 4 semanas após a data da relação sexual em que o bebê foi concebido.
Corrimento espesso e rosado
Assim que ocorre a fecundação do óvulo, é bastante costumeiro que a mulher note um tipo de corrimento espesso e rosa, o qual é muito confundido com o início de uma menstruação. Porém, este corrimento ocorre logo após a relação ou em até 3 dias, sendo notado na calcinha ou no papel higiênico quando a mulher se limpa após fazer xixi.
Cólicas (parecidas com as menstruais)
Este é outro dos sintomas de gravidez que pode fazer a mulher pensar que sua menstruação está chegando. As cólicas se dão por conta do aumento uterino e do aumento do fluxo de sangue, e também podem vir acompanhadas de inchaço abdominal, afinal de contas, o corpo começa a se preparar para a gravidez. Este sintoma ocorre, geralmente, entre os 7 e 14 primeiros dias após a fecundação do óvulo.
Sono e cansaço em excesso
O sono e o cansaço em excesso são sintomas de gravidez que a mulher irá sentir durante todo o período gestacional, e costuma começar na 2ª semana de gravidez, se intensificando com o passar do tempo e sendo muito mais perceptível a partir da décima segunda semana.
Este sintoma acontece porque o seu corpo está adaptando todo o metabolismo para garantir que o bebê possa se desenvolver da melhor maneira possível.
Seios sensíveis e auréola mais escura
Tanto a sensibilidade nos seios quanto as aréolas mais escuras se dão, principalmente, por conta do surgimento e desenvolvimento das glândulas mamárias, as quais estão preparando as mamas para a amamentação, de forma que elas sejam capazes de suprir todas as necessidades do bebê, e também por conta do aumento no fluxo sanguíneo.
Geralmente, estes sintomas começam a aparecer por volta da 2ª semana de gestação.
Início da aversão a cheiros
O olfato e o paladar das mulheres grávidas ficam muito mais aguçados, e é por conta disso que, no início da gestação, muitas mulheres começam a apresentar uma certa aversão a cheiros, sejam eles cheiros de comidas ou até mesmo de perfumes. Além, é claro, da aversão a cheiro de cigarro e outros odores que já são desagradáveis normalmente.
Dependendo do cheiro, a gestante pode até mesmo vomitar, e este é um dos sintomas de gravidez que pode acompanhar a mulher durante toda a gestação.
Enjoos matinais e vômito
Por fim, outro dos sintomas de gravidez que são extremamente comuns e costumam aparecer logo após a sexta semana de gestação, são os enjoos matinais que podem, até mesmo, ocasionar vômitos, os quais podem perdurar durante toda a gestação, variando de mulher para mulher.
Apesar destes 7 serem os principais sintomas de gravidez no início, como já mencionamos, eles podem variar de mulher para mulher, então fique atenta e, para ter certeza sobre sua gravidez ou não, não deixe de fazer um teste. Pode ter certeza, se o seu teste der positivo, essa será a sua maior alegria!
E caso este seja mesmo o resultado e você queira comprar apenas as melhores roupas para o enxoval do seu pequeno, não deixe de conferir o site da Auhe Baby, onde você encontrará apenas roupas de qualidade, e que deixarão o seu bebêzinho sempre bem vestido.