Indice
A gravidez é um momento muito lindo na vida de uma mulher, especialmente quando se trata da espera do primeiro filho. No entanto, é claro que nem tudo poderia ser flores, e um dos problemas mais comuns e frequentes que toda gestante enfrenta, são os pés inchados na gestação, algo que começa por volta da 24ª semana de gravidez.
Na verdade, ficar com os pés inchados é um incômodo que não há como evitar ao longo da gravidez, pois depois que começa, perdura até o final da gestação, se estendendo até algumas semanas após o parto. Mas não precisa se preocupar, pois ficar com os pés inchados na gestação é normal, pelo menos na grande maioria das vezes.
Isso porque as causas dos pés inchados, na maior parte das vezes, são:
- Reter líquido;
- Mudança de temperatura repentina ou calor excessivo;
- O peso do útero e, consequentemente, do bebê;
- Alterações hormonais.
Para aliviar o inchaço nos pés quando as causas são essas que citamos acima, é muito simples, mas é importante dizer que não há como evitar que os pés fiquem inchados, pois isso faz parte do processo normal da gestação.
Porém, antes de falarmos como você pode aliviar o inchaço dos pés, que pode se estender até os tornozelos, precisamos ressaltar que, caso os inchaços surjam juntamente com o rosto inchado, as mãos inchadas, dor de cabeça na nuca ou dor de cabeça frequente e incessante e não cessem com as dicas que vamos dar, é necessário procurar o seu médico ou o hospital que esteja mais perto.
Agora, continue lendo até o final e veja algumas coisas que você pode fazer que, com certeza, poderão te ajudar a aliviar os pés inchados na gestação.
O que ajuda a amenizar os pés inchados na gestação? Veja essas 5 dicas
A seguir vamos falar sobre algumas coisas que você pode fazer para aliviar os pés inchados na gestação e, acredite, fazer tudo que vamos falar a seguir poderá te ajudar de verdade. Mas é claro, você também não pode deixar de relatar ao seu obstetra sobre os inchaços, pois ele também irá te falar o que precisa fazer para diminuir esse incômodo.
Hidrate-se muito
Primeiro, como mencionamos anteriormente, uma das causas dos pés inchados na gestação é a retenção de líquido, que pode ser diminuída de várias maneiras, mas, a principal delas, é ingerir bastante líquido, cerca de 2 a 3 litros de água por dia no mínimo.
Com o corpo bem hidratado, você fará xixi mais vezes no dia, o que ajudará a livrar-se do excesso de líquidos e das toxinas que estão em seu corpo, ajudando a diminuir a retenção e o inchaço nos pés.
Cuidado com a alimentação
Quanto mais sal e sódio você tiver em seu organismo, mais água seu corpo irá reter, e nós já sabemos que a retenção de líquido é uma das grandes vilãs dos pés inchados, não é mesmo? Então, mamãe, saiba que evitar consumir sal em excesso é muito importante.
Inclusive, é necessário que você evite consumir alimentos que contenham muito sódio como enlatados, embutidos e comidas congeladas. O mais indicado é que você faça acompanhamento nutricional para poder consumir apenas alimentos que façam bem tanto para você, quanto para seu bebê.
Faça exercícios físicos
A prática frequente de exercícios físicos leves, além de ser muito saudável e indicada na gestação, também é muito importante para aliviar os pés inchados na gestação. Caminhadas de 30 minutos feitas, pelo menos, 3 vezes na semana já são o suficiente para ajudar a aliviar esse incômodo, mas sempre confirme com seu obstetra se você está liberada para praticar essa quantidade de exercícios físicos.
Meias de compressão também podem ajudar
As meias de compressão costumam ajudar muito a aliviar os pés inchados na gestação, mas nem todas as gestantes conseguem se acostumar com elas. As melhores são aquelas meias ¾ que vão até o joelho, as quais são mais eficientes se usadas desde manhã, antes dos pés incharem, até o fim do dia na hora de dormir.
Faça muito repouso e evite sentar com os pés pendurados
Evitar ficar em pé por muito tempo também ajuda a diminuir os pés inchados, bem como sentar com os pés para cima apoiados em algum lugar, sem deixá-los pendurados, para facilitar a circulação sanguínea.
E quando você for se deitar, também tente ficar com os pés apoiados sobre alguma almofada ou travesseiro, para continuar evitando que eles inchem. Com essas dicas, mamãe, pode ter certeza que você conseguirá diminuir muito o incômodo dos pés inchados na gestação. Agora, falando brevemente do seu bebezinho que está chegando, o que acha de adquirir apenas as melhores roupas de qualidade para ele? Gostou da ideia, então acesse agora mesmo o site da Auhe Baby, e confira as melhores opções de roupas para fazer o enxoval do seu pequeno!