Indice
O kit higiene do bebê é de extrema importância para manter a limpeza dos pequenos e deixá-los desprotegidos contra qualquer chance de contaminação, tanto externa quanto interna.
Nessa fase da vida, eles são bem mais frágeis e o cuidado total é requerido para evitar problemas mais graves à saúde deles.
Alguns pais optam por um kit higiene mais simples, que tenha somente os produtos mais essenciais, enquanto há outros que querem deixar tudo completo para qualquer necessidade.
Sendo assim, aqui nós iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o que deve ter no kit higiene do bebê. Acompanhe!
Fraldas: elas podem ser descartáveis, reutilizáveis ou biodegradáveis
As fraldas de pano eram comuns antigamente, mas nos dias atuais os pais podem escolher entre vários tipos para colocar em seus kit higiene do bebê, como as descartáveis, as reutilizáveis e as biodegradáveis.
Cada um desses tipos possuirá vantagens e também desvantagens, então fazer uma pesquisa sobre eles é essencial, ainda mais considerando o custo do produto e qual será o estilo de vida adotado.
Pense que o tipo que você escolher também irá impactar na quantidade que vai adquirir e no custo que terá ao final do mês.
Quem optar por fraldas descartáveis terá que comprar mais unidades mensalmente, enquanto que as reutilizáveis reduzem as despesas.
Seja qual for o tipo que escolher, ter um bom estoque de fraldas é essencial para manter o kit higiene sempre abastecido.
Cortador de unhas
Um outro item que deve estar presente no kit higiene do bebê é o cortador de unhas, que ajudará a evitar que o recém-nascido acabe se machucando ou ainda tendo alguma contaminação pelo tamanho do comprimento das suas unhas.
Cortar as unhas dos bebês costuma ser uma experiência muito desafiadora, visto que os dedos dos pequenos são bastante delicados, por conta da sensibilidade deles e da pouca quantidade de unha em excesso.
Você precisa ter muita atenção na hora de escolher qual é o melhor cortador de unha para o seu bebê, sempre seguindo a recomendação do pediatra.
Lenços umedecidos
Mais um item que se faz essencial no kit higiene do bebê é o lenço umedecido, um tipo de produto muito fácil e muito prático de ser adquirido.
Ele é extremamente importante para a higienização das partes íntimas do recém-nascido, tornando mais fácil esse processo, além também do momento de limpar sujeiras que não devem estar na casa com um recém-nascido lá.
Dependendo da situação, os lenços umedecidos, ainda mais os que são à base de álcool, podem irritar o bebê e há uma indicação de que se opte pelo algodão embebido em uma solução antisséptica ou ainda em água morna.
Aspirador nasal
O aspirador nasal é um tipo de produto que precisa estar presente no kit higiene do bebê porque ele ajuda a retirar qualquer tipo de impureza presente no nariz do pequeno, através da sucção, o que reduz os riscos de problemas.
A dica para tornar o processo melhor e mais seguro para o bebê é sempre borrifar algumas gostas de soro fisiológico nas narinas deles, e então fazer uso do aspirador.
Você vai encontrar no mercado produtos diversos para cada tipo de situação, por isso mesmo é essencial estar atento às necessidades do seu bebê para comprar o aspirador nasal correto.
Sabonete neutro para bebês
O sabonete neutro é o tipo de produto mais indicado para a limpeza dos bebês porque evita que a pele sensível deles seja afetada, podendo ser comprado tanto o tipo líquido quanto em barra.
O sabonete neutro do tipo líquido é muito mais fácil de ser manuseado, principalmente no caso daqueles que possuem dosador, o que vai tornar a higienização mais fácil na banheira.
Apesar de ser o preferido, ele tem um custo também que é mais elevado e há mais riscos de desperdícios, portanto, o sabonete neutro em barra costuma ser uma opção excelente.
Escovinha dedal para gengiva
Por último, temos esse item que muitos pais até podem não atentar-se da importância, mas que é imprescindível no kit higiene do bebê.
Apesar dos pequenos, em geral, só tomarem leite materno ou uma fórmula especial, se faz essencial que a higiene bucal seja sempre realizada depois das refeições.
Isso pode ser feito facilmente por meio da escovinha dedal para gengiva, que massageia a língua e a gengiva do bebê.
Tenha sempre em mente que você deve buscar uma escova com cerdas bastante flexíveis, de modo a tornar mais fácil a limpeza dos resíduos e evitar que o bebê sofra alguma contaminação bucal ou com a halitose.
Conclusão
Como você viu, o kit higiene do bebê é de extrema importância para garantir que os recém-nascidos terão a sua higienização feita corretamente, evitando assim problemas à sua saúde, que é mais frágil.
Neste texto, você conheceu dicas de itens que devem estar presentes em um kit de higiene para bebês, pois garante toda a limpeza necessária nessa fase da vida.
Gostou do artigo de hoje sobre kit higiene do bebê: tudo o que você precisa saber?